Sabendo que os novos hardwares da Valve podem impactar as empresas de consoles de jogos, a Microsoft pode adotar uma estratégia parecida e lançar o seu próprio PC gamer. A ideia teria vindo do CEO da companhia, Steve Ballmer, que não deve acompanhar o desenvolvimento do projeto já que vai se aposentar do cargo em 2014. No entanto, tudo indica que uma máquina pessoal voltada para o público gamer está nos planos da gigante de Redmond, pois a companhia agora se define como uma organização de "produtos e serviços".
A contratação de Holtman reforça a futura criação de uma central de jogos eletrônicos dentro do sistema operacional que deve competir com outros serviços online, como o Origin, da Eletronic Arts, e o Steam, da Valve - atualmente, a seção de games da Microsoft está descentralizada da loja de aplicativos da companhia. Além disso, a empresa lançou na Windows Store o jogo Halo: Spartan Assault, o primeiro título da popular franquia de tiro disponível para computador, além do Xbox 360.
Em novembro, o vice-presidente corporativo da Microsoft, Phil Spencer, deu uma entrevista ao GamesBeat na qual admite que a empresa precisa melhorar sua estratégia para o mercado de games no PC. "Provavelmente nos focamos demais e exclusivamente no console. A Valve está bem à frente de nós e fez um grande trabalho de manter um forte ecossistema no computador. Deveríamos ter construído algo parecido", comentou.
As Steam Machines da Valve foram enviadas a 300 usuários do serviço Steam, que já começaram a testar os aparelhos. O dispositivo utiliza um sistema operacional próprio baseado em Linux, o SteamOS, e possui uma ampla variedade de especificações técnicas e componentes. Alguns sortudos que receberam os protótipos postaram vídeos na internet para mostrar o conteúdo da caixa, que ainda conta com o Steam Controller, um gamepad sem botões físicos especialmente fabricado para operar nos aparelhos.
A Valve divulgou as especificações técnicas de seu console Steam Machine, revelando um hardware que é consideravelmente mais poderoso que os do PlayStation 4 e Xbox One, porém potencialmente muito mais caro também.
O protótipo do console, que a Valve irá enviar a 300 pessoas até o final do ano, terá as seguintes características:
GPU: algumas unidades com a NVidia Titan, outras com a GTX780 ou GTX760 ou GTX660
CPU: algumas com Intel i7-4770, outras com i5-4570 ou i3
RAM: 16 GB DDR3-1600 (CPU), 3 GB GDDR5 (GPU)
Armazenamento: SSHD híbrido 1TB/8GB
Fonte: 450w 80Plus Gold
Dimensões: 12 x 12.4 x 2.9
CPU: algumas com Intel i7-4770, outras com i5-4570 ou i3
RAM: 16 GB DDR3-1600 (CPU), 3 GB GDDR5 (GPU)
Armazenamento: SSHD híbrido 1TB/8GB
Fonte: 450w 80Plus Gold
Dimensões: 12 x 12.4 x 2.9
Segundo a Valve, o Steam Machine será feito de componentes de PC comuns disponíveis no mercado, e o usuário poderá alterar as peças que quiser e dar "upgrades". E como a plataforma é aberta, também será possível montar seu próprio PC para jogos e usar o novo SteamOS e o controle desenvolvidos pela Valve.
Um PC com configurações similares às descritas pela Valve custa em torno de US$ 1000, ou seja, mais que o dobro do Xbox One e ainda mais caro se comparado ao PlayStation 4, que custará US$ 399.
O visual do console ainda não foi finalizado, mas a empresa promete mostrá-lo antes de enviar as 300 unidades de teste. Em um post no site oficial, a Valve explica que não tem pretensões de tornar o Steam Machine um produto de massa, para milhões de pessoas, mas quer oferecê-lo a uma parcela do público que possa se interessar por um PC muito potente com um pacote ideal para a sala de estar.
O Steam Machine da Valve será lançado comercialmente no começo de 2014.
O Steam Machine da Valve será lançado comercialmente no começo de 2014.